Animação “O Menino e o Mundo”, com trilha de Emicida, é indicada ao Oscar

“Aos olhos de uma criança” é música-tema do longa brasileiro que concorre à estatueta de Melhor Animação

Era uma vez um menino que, sentindo a falta do pai, deixa sua aldeia e descobre novos horizontes, impulsionado por um desenho. A história é do personagem de O Menino e o Mundo, do diretor Alê Abreu, indicado nesta quinta-feira (14.01) ao Oscar 2016 de Melhor Animação. Mas poderia ser também a história do menino Leandro, que ao se descobrir desenhista voou alto – literalmente -, viu o mundo, e o desenhou em raps, já como Emicida.

Um destes raps, Aos olhos de uma criança, foi composto especialmente para a trilha sonora da única indicação brasileira no Oscar deste ano. Lançada em 2014, a música tem participação de Drik Barbosa, produção de Renan Saman, e é o tema  principal do longa que hoje coloca todos sob os olhos de crianças e adultos do mundo inteiro.
Tudo a ver com um filme que traz consigo a ideologia do freestyle: produzido com diversas técnicas – que incluem colagem e giz de cera -, O Menino e o Mundo foi construído na sala de edição, sem roteiro prévio. Uma viagem sem mapas, que em 28 de fevereiro aporta em Los Angeles.

Em sua página do Facebook, Alê comemorou: “Somos a zebra do ano, com o maior orgulho de ser zebra, e vamos trabalhar forte para trazer o careca dourado para o Brasil!”. E definiu: “Nosso filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano. Mas sobretudo um grito contra o sufoco que a grande industria cria aos potenciais artísticos, poéticos, e de linguagem da animação”.

o-menino-e-o-mundo-700x393

O menino Emicida, o desenho e o mundo
A história já é razoavelmente conhecida: quando estava na terceira série, Emicida abandonou a escola. De volta um ano e meio depois, foi cativado por uma professora especial, que percebeu seu interesse por histórias em quadrinhos e passou a trabalhar o conteúdo das aulas neste formato.
Mais adiante, aos 15 anos, foi o desenho que levou Emicida às nuvens: vencendo um concurso, ganhou de presente uma viagem de avião para Pernambuco, e saiu pela primeira vez da Vila Zilda, na zona norte de São Paulo.
O menino ganhou o mundo com um outro talento, o da música, viajando e descobrindo – assim como o protagonista do filme de Alê Abreu – coisas belas e tristes. E um menino agora guia o outro, na torcida por uma conquista que é de toda uma equipe dedicada, que com o menor orçamento de todas as indicações (R$ 2 milhões) fez um filme sem demanda de mercado, e que agora voa alto.


Veja e ouça Aos olhos de uma criança, música-tema de O menino e o Mundo:


Aqui, o trailer do longa que concorre ao Oscar 2016 de Melhor Animação:

 

Anúncios

9 comentários Adicione o seu

  1. Ana Carla disse:

    Vou chorar feito uma Madalena ao assistir …

    Curtir

  2. Ana Paula disse:

    Ansiosa pra ver! Rumo ao Oscar!!

    Curtir

  3. Fernanda Cardoso disse:

    Uma pena que a gente nao tenha acesso ao filme. Já procurei pra download, já procurei para comprar, ja escrevi para o contato do site, ja escrevi para os produtores… quédizê é literalmente filme pra inglês vê. #Emicida #OMeninoEOMundo #UBUNTU

    Curtir

    1. labfantasma disse:

      Fernanda, se você estiver em São Paulo, ele será exibido dia 20 de janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil.
      O DVD também está em pré-venda nas livrarias Cultura e Saraiva online. A entrega será a partir do dia 05/02.

      Curtir

      1. André s stos disse:

        Eu tenho este filme, completo, vou postá-lo mais tarde no You Tube, pra geral poder conferir!

        Curtir

  4. negopablo disse:

    No CCBB de São Paulo será exibido na próxima quarta (20/01) as 14h! http://culturabancodobrasil.com.br/portal/buster-tour-no-brasil-cinema-infantil-da-terra-dos-vikings/ Obrigado, de nada!

    Curtido por 1 pessoa

    1. labfantasma disse:

      Obrigado, NEGOPABLO! Vamos divulgar! #EE

      Curtir

  5. Rafael Pimentel disse:

    Cara de boa já nen sei mais por quantas een que tanto de musicas desse cara já me emocionei e me vi em intensos momentos de reflexão ,mas essa e o contexto do filme porra muito f…. Se por lá n ganhar o Oscar pra mim aqui acima de tudo já tem o meu respeito e admiração.

    Curtir

  6. Maravilhoso.. Filme e música.. Sou professora de geografia em escolas públicas e já utilizei tanto a letra , quanto a animação em sala..É verdadeiro.. É de coração..e os pequenos se identificaram.. Show.. Emitida VC sempre traduz o que está em nossos corações!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s